domingo, 8 de maio de 2011

Conto

O conto é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos  de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax (ponto de alta tensão do drama). Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece no conto. O conto é conciso, ou seja, exprime muitas coisas com poucas palavras.  
Por outro lado, o conto é um gênero literário que apresenta uma grande flexibilidade, podendo se aproximar da poesia e da crônica. Os historiadores afirmam que os ancestrais do conto são o mito, a lenda, a parábola, o conto de fadas e até mesmo a anedota (piada).
A figura do contista encontra-se perdida na atualidade, em face da valorização do romance em oposição à prosa curta e à poesia enquanto gêneros literários. Um dos poucos redutos em que sobrevive e, mais do que isso, impera, é a ficção científica, suportado pelas importantes contribuições de contistas modernos.
Contistas famosos da língua portuguesa: 
Machado de Assis e  Aluísio Azevedo destacam-se no panorama brasileiro do conto, abrindo espaço para contistas como: Clarice Lispector, Ruth Rocha, Lima Barreto, Otto Lara Resende e Lygia Fagundes Telles.

Por: Maria Luíza Alves de Medeiros
PS: Não pude postar no sábado, pois estava sem internet.


7 comentários:

  1. Ótimo esse post, bem explicado e simplificado. É bom saber um pouco sobre a estrutura de cada gênero, muito bom.
    Natália Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Gostei, aprendendo a cada dia...

    By.: Lipuxu - Filipe Vaz

    ResponderExcluir
  3. Bom post, melhor que o wikipedia =S
    e bem mais resumido tbm

    By.: Lauruxinhu - Lauro Filho

    ResponderExcluir
  4. cara se me perguntassem na prova eu tirava dez

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, pois adoro ler contos,eles são muito agradáveis de ler.Adoro os contos de Clarisse Lispector, ela é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o conto. Curto e ótimo de ler. Como disse Natália bem explicado mas simplificado.

    ResponderExcluir
  7. O conto é um gênero literário de narrativa curta que narra os fatos de maneira mais simplificada e objetiva,ou seja,a linguagem é simples e direta,que o romance que narra os fatos ocorridos de maneira mais ampla,a estrutura desse tipo de narrativa é complexa, já que não acomoda apenas um "núcleo", mas várias tramas se desencadeiam durante a narração da história principal.Todo Romance se organiza a partir de uma trama, ou seja, em torno dos acontecimentos que são organizados em uma seqüência temporal.Genralizando,o romance apresenta descrição minunciosa.

    Guilianne Morón

    ResponderExcluir