quarta-feira, 25 de maio de 2011

Os Sofrimentos do Jovem Werther - Goethe

Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe, marca o início do Romantismo na Europa. A narrativa é feita a partir de cartas de Werther ao seu amigo Wilheim, que relatam seu dia-a-dia com a sua chegada a um vilarejo alemão.
Em um baile organizado no vilarejo, Werther conhece a encantadora Charlotte, por quem perdidamente se apaixona e acaba criando uma forte amizade, porém não contava que sua amada estivesse noiva do inteligente Albert. Mesmo assim, ele passa a visitá-la  com freqüência e quando seu noivo regressa, Werther torna-se grande amigo dele.
Uma grande característica da 2° geração do Romantismo, passa a ser explícita nessa altura da narrativa: o crescente pessimismo que passa a assolar Werther, no qual ele se vê em uma situação difícil e sem a menor esperança do amor não correspondido pela amada.
Charlotte, já casada, se vê dividida entre o dever de esposa digna e fiel com Albert, e de grande amiga com Werther, por quem tinha uma profunda admiração e via como um irmão.
Os traços alegres da jovialidade de Werther já não existiam, a depressão lhe invade até que ele se torna um homem desprezível e sombrio, que vê o suicídio como sua única saída. Nas vésperas de Natal, ele faz uma visita a Charlotte que o recebe seriamente determinada a afastá-lo.
Werther, revoltado, escreve uma última carta, dessa vez destinada a Charlotte, aonde revelava o seu destino: o suicídio.

Características do Romantismo na Obra

 
Na obra autobiográfica de Goethe, as características do movimento Romântico são bastante explícitas. Lembrando que a obra pertence a 2° geração do Romantismo.

O Subjetivismo:

“Tenho tanto!. E o sentimento que tenho por ela devora tudo. Tenho tanta coisa, mas sem ela tudo para mim é como se não existisse.” (27 de Outubro de 1772, à tarde)

A Idealização da Mulher:

“Jamais ousarei dar um beijo em seus lábios, onde pairam os espíritos do céu!” (24 de Novembro de 1772)

A Natureza interagindo com o Eu Lírico:  


“E desde então, o sol, a lua e as estrelas podem continuar a brilhar, porém eu mais não sei quando é dia e quando é noite; o universo inteiro não mais existe para mim”. (19 de Junho)

Quem possuir interesse em ler a obra, eu a encontrei apenas disponível para download: Os Sofrimentos do Jovem Werther.

Postado por: Laís Costa Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário