quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Diário de Anne Frank - Anne Frank

O Diário de Anne Frank foi publicado pelo seu pai Otto Frank com a ajuda da escritora Mirjam Pressler, após o fim da segunda guerra mundial e com o diário de sua filha em mãos ele se dedicou a divulgar a obra de Anne, 1980 ele morre mais deixa uma grande trabalho feito. Anne Frank é uma adolescente como qualquer outra se não fosse por está vivendo em 1942 no auge da segunda guerra, com apenas 13 anos e ver sua vida mudar totalmente. No diário de Anne é mostrado a segunda guerra por alguém que realmente passou por ela numa linguagem simples e fácil de compreender. Anne e sua família após ficarem sabendo das ameaças contra os judeus e que poderiam ser expulsos do país. Ela e a família vão se esconder num porão do escritório onde seu pai havia trabalhado e logo assim ele conseguiu refúgio contra os perseguidores da guerra. Nesse anexo vai morar Anne, com seu pai, mãe e irmã, depois de alguns dias que eles foram para lá chegam a segunda família o Sr Van Daan e a Sra Van Daan com seu filho Peter por quem Anne vai gostar e sentir algo mais do que amizade. Ao ouvir no rádio que todos que pudessem escrever coisas sobre a guerra como diários, guardar jornais e qualquer documento que relatasse a guerra seria de grande importância, após o fim da guerra, Anne logo reorganizou seu diário e escreveu tudo o que acontecia com eles, as brigas com sua mãe por quem não tinha uma grande admiração, sempre ela deixou bem claro que ela gostava mesmo era de seu pai um homem carinhoso e gentil. Foram anos dificeis eles ficaram num espaço pequeno, sem conforto, ou mesmo sem liberdade, viviam no anexo 8 pessoas, pois depois de Van Daan veio mais um integrante. Ficaram sem o sol, com uma comida regrada, Anne mostra em seu livro o sofrimento que tudo isso causa, ela conta em algumas linhas o abrochar de sua vida sexual, onde ela passa a ser moça, as mudanças de sentimentos por Peter que apesar de ela não gostar no começo dele e aprenderá a ter uma companhia maravilhosa lá no anexo. Os amigos de seu pai sempre que podem os ajudam mesmo com a presença, pois eles perdem o contato com tudo e com todos, eles foram para lá em junho de 1942 e ficaram até 4 de agosto de 1944 quando as tropas alemãs invadiram e prenderam as 8 pessoas, somente seu pai Otto sobreviveu, Anne como os demais foram mandados para campos de concentração, Anne morreu provavelmente após uma grande epidemia de gripe, e com a ajuda por ela está fraca, foi mais fácil pra ela morrer.

“Para mim, é praticamente impossível construir a vida sobre um alicerce de caos, sofrimento e morte. Vejo o mundo ser transformado aos poucos numa selva, ouço o trovão que se aproxima e que, um dia, irá nos destruir também, sinto o sofrimento de milhões. E, mesmo assim, quando olho para o céu, sinto de algum modo que tudo mudará para melhor, que a crueldade também terminará, que a paz e a tranqüilidade voltarão. Enquanto isso, devo me agarrar aos meus ideais. Talvez chegue o dia em que eu possa realizá-los!”

O Diário de Anne Frank é um romance memorialista, escrito pela própria Anne durante o período da 2° Guerra, enquanto estava escondida com a sua família. Faz algum tempo que li a obra, porém a lição deixada por Anne permanecerá inesquecível.
É incrível e notável o crescimento psicológico de Anne. No início, percebemos uma criancinha alegre e inocente, mas com o passar dos anos e a cada dificuldade superada, ela vai crescendo e, conseqüentemente, vendo o mundo ao seu redor de outra maneira.
O livro em si é bastante envolvente, por ser um diário, e conseguimos evoluir com Anne: quando ela está feliz, você também fica; quando ela entra em depressão, você consegue sentir a tristeza; e até a raiva por Hitler que ela sente, conseguimos compartilhar.
Eu considero toda família Frank sortuda, mesmo com a situação precária do Anexo Secreto, porque enquanto eles estavam seguros, milhões de judeus morriam em campos de concentração ou em câmaras de gás. Além disso, o livro consegue atiçar mais nossa curiosidade sobre fatos da 2° Guerra.
Quem possuir interesse de ler a obra, aqui está um site para a compra da obra: Saraiva.

Sinopse: Fonte: http://pt.shvoong.com/books/794777-di%C3%A1rio-anne-frank/#ixzz1LQY69Z3C

Postado por: Laís Costa Guerra

5 comentários:

  1. Ótimo post!Agora fiquei com vontade de ler este livro, antes eu achava que era uma história muito chata,mas vejo que é um relato muito interessante da história da Segunda Guerra Mumdial vivida por uma menina de 13 anos.

    ResponderExcluir
  2. Já havia lido um texto sobre ela e o seu diário em um livro de português no 8° ano, muito bom.

    By.: Lipuxu - Filipe Vaz

    ResponderExcluir
  3. Realmente já ouvi falar dela e até deu vontade de descobrir os segredos de seu diário...

    By.: Lauruxinhu - Lauro filho

    ResponderExcluir
  4. Realmente pensei que fosse uma história chata, mas condiserando o fato de ser o diário de uma menina de treze anos me deixou curiosa, pois a imagem que ela tem do mundo pode ser bem parecida com as das pessoas da nossa idade.

    ResponderExcluir
  5. É um bom livro, ja o li no 8º ano e adorei!

    ResponderExcluir