Sei que todos já leram esse texto porque está no nosso livro de literatura mas gostaria de coloca-lo para discutirmos e analisarmos melhor.
Gonçalves Dias: um projeto de cultura brasileira
"Filho de um português e de uma cafusa, Gonçalves Dias (1823-1864) fez seus primeiros estudos no Maranhão, seu estado natal, e completou-se em Coimbra, onde cursou direito. De volta ao Brasil, em 1845, trouxe em sua bagagem boa parte de seus escritores. Fixou-se no Rio de Janeiro e ali publicou sua primeira obra, Primeiros cantos (1846), seguida por outras publicações, como Segundas cantos e Sextilhas de Frei Antão (1848), Ultimos cantos e os timbiras (1857). Fez várias viagens pelo país, incluindo a Amazônia, e chegou a escrever um Dicionário da língua tupi.
Gonçalves Dias, buscando captar a sensibilidade e os sentimentos do nosso povo, criou uma poesia voltada para o Índio e para a natureza brasileira, expressa numa linguagem simples e acessível. Seus versos, tais como os de sua “Canção do exílio”, são melódicos e exploram métricas e ritmos variados. Cultivou também poemas religiosos, de fundo panteísta, que falam da manifestação de Deus na natureza
Sua obra poética inclui os gêneros lírico e épico."
Postado por: Sílvia Claudino Martins Gomes
Excelente escritor! Trouxe a literatura para o nosso país e ainda o retratou em suas poesias e canções! Muito interessante!
ResponderExcluirTábata Silva Ramos
Sem dúvidas um grande escritor!
ResponderExcluirCarolinaGomes
Grande escritor, trazendo uma pitadinha de cultura para nosso país
ResponderExcluirBy.: Lipuxu - Filipe Vaz
Já li diversos textos e a maioria são bons, inclusive esse
ResponderExcluirBy.: Lauruxinhu - Lauro BRITO ¬¬