sexta-feira, 27 de maio de 2011

Gonçalves Dias

Sei que todos já leram esse texto porque está no nosso livro de literatura mas gostaria de coloca-lo para discutirmos e analisarmos melhor. 

Gonçalves Dias: um projeto de cultura brasileira

               "Filho de um português e de uma cafusa, Gonçalves Dias (1823-1864) fez seus primeiros estudos no Maranhão, seu estado natal, e completou-se em Coimbra, onde cursou direito. De volta ao Brasil, em 1845, trouxe em sua bagagem boa parte de seus escritores. Fixou-se no Rio de Janeiro e ali publicou sua primeira obra, Primeiros cantos (1846), seguida por outras publicações, como Segundas cantos e Sextilhas de Frei Antão (1848), Ultimos cantos e os timbiras (1857). Fez várias viagens pelo país, incluindo a Amazônia, e chegou a escrever um Dicionário da língua tupi.
                Gonçalves Dias, buscando captar a sensibilidade e os sentimentos do nosso povo, criou uma poesia voltada para o Índio e para a natureza brasileira, expressa numa linguagem simples e acessível. Seus versos, tais como os de sua “Canção do exílio”, são melódicos e exploram métricas e ritmos variados. Cultivou também poemas religiosos, de fundo panteísta, que falam da manifestação de Deus na natureza
                 Sua obra poética inclui os gêneros lírico e épico."

Postado por: Sílvia Claudino Martins Gomes

4 comentários:

  1. Excelente escritor! Trouxe a literatura para o nosso país e ainda o retratou em suas poesias e canções! Muito interessante!

    Tábata Silva Ramos

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas um grande escritor!
    CarolinaGomes

    ResponderExcluir
  3. Grande escritor, trazendo uma pitadinha de cultura para nosso país

    By.: Lipuxu - Filipe Vaz

    ResponderExcluir
  4. Já li diversos textos e a maioria são bons, inclusive esse

    By.: Lauruxinhu - Lauro BRITO ¬¬

    ResponderExcluir