terça-feira, 31 de maio de 2011

Concepções de Memória

                 As obras memorialistas têm o objetivo de descrever e apresentar fatos que fazem parte das lembranças de um determinado indivíduo. Essas lembranças, naturalmente, não seguirão uma ordem cronológica e não terão uma dimensão realista. Se considerarmos como exemplo um trauma de infância, o protagonista desse acontecimento acredita que o período de duração desse fato foi muito grande, mesmo que só tenha ocorrido em segundos. As memórias também têm a característica de mostrar apenas o ponto de vista da pessoa que está descrevendo o fato. Além disso, nos textos que se colocam lembranças pode-se criar, exaltar e exagerar situações, organizando o que se quer dizer e como se quer dizer.
                 Na literatura, as obras de cárater memorialista são fundamentais para a persuasão  dos  leitores e para criação de certos efeitos no texto. A novela O bom ladrão de Fernando Sabino e o romance Dom Casmurro de Machado de Assis, confirmam o poder das memórias porque o narrador- personagem conduz quem lê a acreditar no seu ponto de vista. Isso ocorre pelo fato das situações  que  são apresentadas se construírem  na confirmação do é sentido e apontado por esse narrador. O memorialismo e a presença de um narrador personagem fazem os textos construídos a partir de lembranças ganharem um "ar de mistério" por apresentarem uma visão parcial dos fatos. A construção de textos memorialistas se faz a partir de algum sentimento importante para quem escreve as lembranças, ou seja, algo no presente faz com que se tenha vontade de descrever um fato que já passou. Abaixo estão as primeiras estrofes do poema Meus oito anos  de Casimiro de Abreu, em que se nota a importância para o eu-lírico em relembrar a infância,  e  o começo da novela O bom ladrão, em que o narrador expõe de onde surgiu a motivação para contar sua história:

Meus oito anos
                     
Oh que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais

Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras,
A sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais.
 [...]

"Ultimamente ando de novo intrigado com  o enigma de Capitu. Teria ela traído mesmo o marido, ou tudo não passou de imaginação dele, como narrador? Reli mais uma vez o romance e não cheguei a nenhuma conclusão. Um mistério que o autor deixou para a posteridade. O que me faz pensar no meu próprio caso. Guardadas as proporções - pois não se trata de nenhuma traição de Isabel - , o que foi que houve realmente entre nós dois? Onde estaria  a  verdade?"

            Livro O bom ladrão, Fernando Sabino. Editora Ática, 1996. Página 9

Postado por: Thayana Maria Navarro Ribeiro de Lima             

4 comentários:

  1. Ótimo post, que ajuda a reforça a aula de hoje.

    Por: Davidson Marcel

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post, ótimo resumo. Com certeza vai mi ajudar na prova.

    Gabriel Maciel

    ResponderExcluir
  3. Realmente isso é um bom resumo para prova *-*
    Acho q vo imprimir... '-'

    By.: Lipuxu - Filipe Vaz

    ResponderExcluir
  4. Legal, ta ai, mais informações para nós.

    By.: Lauruxinhu - Lauro BRITO ¬¬

    ResponderExcluir