quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Erasmo de Rotterdam e sua obra ''Elogio da Loucura''


          Uma das mais célebres obras filosóficas do Renascimento, Elogio da Loucura foi escrito originalmente em latim (“Encomium Moriae") e publicada em Paris, no ano de 1511, pelo escritor, filósofo e teólogo Desidério Erasmo (1469-1536), dito Erasmo de Rotterdam, porto holandês onde nasceu. Uma importante observação para entender o livro é a época em que foi escrita: “A Renascença”, fim do século XVII e o humanismo, movimento intelectual que germinou durante o século XIV, no final da Idade Média.
          


          
Em Elogio da Loucura, escrita em 1501,Erasmo chega às raias com sua veia satírica  recheando de humor os absurdos da filosofia, da fé e, mais universalmente, do comportamento humano – sendo, deste modo,totalmente acessível ao leitor leigo. O texto foi escrito na Inglaterra, na casa do pensador Thomas Moore (que, não por acaso, verteu seu pacifismo na obra Utopia, na qual esboçava uma sociedade na qual todas nações e todos os homens viveriam em paz). Quem fala, em Elogio da Loucura, é a própria Loucura. A insanidade demonstra está presente na vida dos homens e tudo o que estes a ela devem, pois é ela, a Loucura, e ninguém mais, que move o mundo. O que, na verdade, o humanista Erasmo faz é nos convidar a observar – com humor e compaixão, além da identificação – a natureza humana e suas fraquezas, de modo a nos adaptarmos racionalmente a ela. Nas suas inúmeras referências a divindades antigas, o que se vê é uma estocada ao pensamento ortodoxo católico; quando escreve “A verdadeira prudência consiste, já que somos humanos, em não querer ser mais sábios do que a natureza o permite”, Erasmo fala aos seus pares de filósofos e teólogos que deixavam que a obsessão pela verdade única e incontestável cegasse-lhes os olhos frente à realidade complexa.


P.S.: se desejar mais detalhadas informações sobre Elogio da Loucura, clique no primeiro link abaixo e leia uma resenha da obra; se ficar interessado(a) em ler a obra, clique no segundo link e baixe o livro.




Postado por : Guilianne Araújo Morón Via

4 comentários:

  1. Adorei a postagem Guilianne. Além de ser um livro que tem tudo a ver com o assunto que estamos estudando em história e literatura, é uma obra que me pareceu interessante porque nos leva a compreensão da mentalidade humana.

    Thayana Maria Navarro Ribeiro de Lima

    ResponderExcluir
  2. Em geral também gostei do livro. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a sua postagem, Guiliane. Vou baixar o livro pra mim. Eu tenho o impresso, mas tenho também minha biblioteca virtual para acessos mais rápidos.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Deve ser uma interessante e desafiadora leitura com pontos fortes para se discutir! Colocarei na minha lista para ler!

    Tábata Silva Ramos

    ResponderExcluir