A literatura brasileira do século XVI não foi considerada própria do nosso país já que havia a influência portuguesa. Tudo que era escrito sobre o Brasil exaltava a natureza e os nossos nativos, de maneira a "vender" uma boa imagem das novas terras.
Dentre os integrantes da ordem fundada por Inácio de Loyola, existe destaque para José de Anchieta. Ele foi autor de uma gramática tupi, em que também escreveu obras polilíngues para oferecer alcance a todos.
Atualmente, a Companhia de Jesus ainda existe e guarda uma grande quantidade de obras de importância histórica e literária para o Brasil. Conforme podemos notar pela visita à Casa dos Jesuítas meses atrás, hoje há um processo de inculturação das comunidades. Assim, eles aprendem a maneira de vivência das outras culturas e são atuantes em comunidades carentes em todo mundo.
Postado por: Thayana Maria Navarro Ribeiro de Lima
Ótimo resumo. Realmente muito bom para entender a respeito da companhia de jesus naquela época e esclarecer alguns pontos que não havia entendido sobre a literatura brasileira daquela época.
ResponderExcluirSílvia Claudino