quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Os jesuítas e o Quinhentismo - Resumo

               A literatura brasileira do século XVI não foi considerada própria do nosso país já que havia a influência portuguesa. Tudo que era escrito sobre o Brasil exaltava a natureza e os nossos nativos, de maneira a "vender" uma boa imagem das novas terras.
               Assim no período Quinhentista,  ocorria a chamada  Literatura de Informação ou de Viagem, contando  os fatos com  visão idealizada pelos europeus. Nessa época, a Companhia de Jesus  teve uma participação decisiva porque escreveu inúmeras cartas, tratados descritivos, crônicas históricas e poemas.  Vindos com a missão de difundir a fé cristã e catequizar os índios, os jesuítas  naturalmente tinha a intenção catequética em suas obras. Eles observavam o gosto das pessoas nativas pelas danças, festas e músicas para depois utilizar essa tendência natural aos dogmas católicos.
              Dentre os integrantes da ordem fundada por Inácio de Loyola, existe destaque para José de Anchieta. Ele foi autor de uma gramática tupi, em que  também escreveu  obras  polilíngues para oferecer alcance a todos.
             Atualmente, a Companhia de Jesus ainda existe e guarda uma grande quantidade de obras de importância histórica e literária para o Brasil. Conforme podemos notar  pela visita à  Casa dos Jesuítas meses atrás, hoje há um processo de inculturação das comunidades. Assim, eles aprendem a maneira de vivência das outras culturas e são atuantes em comunidades carentes em todo mundo.

Postado por: Thayana Maria Navarro Ribeiro de Lima

Um comentário:

  1. Ótimo resumo. Realmente muito bom para entender a respeito da companhia de jesus naquela época e esclarecer alguns pontos que não havia entendido sobre a literatura brasileira daquela época.

    Sílvia Claudino

    ResponderExcluir