quarta-feira, 9 de março de 2011

Sugestão de Livro: O Cortiço - Aluísio Azevedo

João Romão, português ambicioso, compra pequeno estabelecimento comercial na cidade do Rio de Janeiro ao lado do qual morava uma escrava fugida que possuía uma quitanda e algumas economias com quem João Romão passa a viver. Com o dinheiro de Bertoleza, o português compra algumas terras, aumentando seu patrimônio e forja uma carta de alforria para sua companheira. Com o decorrer do tempo, João Romão começa a construir casas  que passam a compor um movimentado cortiço ao lado do qual vem morar outro português, o Miranda, de classe média alta, cuja mulher leva vida irregular. Miranda não gosta nem um pouco da proximidade com o cortiço onde moram os mais variados tipos: brancos, pretos, mulatos, lavadeiras, malandros, assassinos, vadios, benzedeiras, etc., dentre os quais se destacam: Machona, lavadeira escandalosa; Alexandre, mulato antipático; Pombinha, moça boa que acaba por se prostituir; Rita Baiana, mulata faceira; Firmo, malandro valentão; Jerônimo e sua mulher, e outros mais. No cortiço há várias festas. Nelas, Rita Baiana, provocante e sensual, enlouquece a todos os homens causando brigas que culminam numa verdadeira “guerra” entre o cortiço de João Romão e o cortiço vizinho. Porém, um incêndio em vários barracos do “Cabeça-de-gato” põe fim à briga coletiva. João Romão, agora endinheirado, reconstrói o cortiço e decide casar-se com Zulmira, filha de seu vizinho Miranda. Só há uma dificuldade: Bertoleza. João Romão tem um plano para livrar-se dela: denuncia aos antigos proprietários da escrava seu atual paradeiro. A escrava, com a chegada da polícia, compreende o que estava acontecendo e corta o ventre com a faca com que preparava a refeição de João Romão, morrendo diante de seus olhos. Ironicamente, abolicionistas aguardam na sala de João Romão para entregar-lhe um título de benfeitor benemérito.



Postado Por: Natália Ferreira de Oliveira

4 comentários:

  1. Parabéns pelas sugestões de leitura... "O Cortiço" é excelente e aborda temas que ainda são atuais, como a exploração humana e a prostituição. Mais uma vez, muito bom!


    Thayana Navarro

    ResponderExcluir
  2. A sugestão do livro "O Cortiço" foi muito boa,eu li o livro e o que mais me chamou a atenção é que Azevedo submete seus personagens ao poder do sexo e do dinheiro.A obra faz uma dura crítica social, denuncia preconceitos raciais e a exploração do homem pelo homem.


    Guilianne Morón

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sugestão, ainda nao li, mas parece ser muito bom. É muito interessante o fato desse livro não ser atual mas ele retrata problemas recentes como disse Thayana. Espero poder ler. Obrigada.

    Sílvia Claudino

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante, e espero poder ler, assim como Sílvia, em breve.

    ResponderExcluir