Os trabalhos literários brasileiros não foram escritos na mesma época e não há como denominar todos eles em um único grupo. O principal critério que faz aquele trabalho entrar em um conjunto é a época em que foi produzido. Isso é Estilo de Época.
Os conjuntos que chamamos Estilos de Época são: na Era Clássica o Renascimento, o Barroco e o Arcadismo; na Era Moderna o Romantismo Poesia (1ª, 2ª e 3ª geração) e Prosa, o Realismo/Naturalismo, o Parnasianismo, o Simbolismo, o Pré-modernismo, o Modernismo (1ª e 2ª fase) e o Pós-modernismo. Nem sempre o artista faz parte de um só grupo, às vezes ele se encaixa em dois grupos.
Um exemplo do Naturalismo é "O Cortiço" (1890) de Aluísio Azevedo; de Romantismo é "Dom Casmurro" de Machado de Assis; do Barroco está Gregório de Matos e seus sonetos; da primeira geração do Modernismo temos o poeta Manuel Bandeira; entre outros.
Postado por: Débora Silva Ramos
Gosto muito desse assunto, pois, na maioria das obras, os autores mostram a história na arte. E parabéns pelo blog, está muito organizado.
ResponderExcluirSílvia Claudino