quinta-feira, 31 de março de 2011

Sugestão de Livro: Os Lusíadas

            Hoje falarei sobre um clássico da literatura estrangeira como foi pedido. Os Lusíadas é de Luís Vaz de Camões, que foi um célebre poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente. Esta obra é considerada a epopeia portuguesa por excelência. Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente.

          Na obra, a ação central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português. Lusíadas significa 'Lusitanos', ou seja, são os próprios lusos, portugueses, em sua alma como em sua ação. Além da história de Portugal, o livro busca um pouco da relação na história da mitologia grega e da de Portugal, mostrando a luta entre Vênus [protetora dos portugueses] e Baco [adversário desses navegantes]. 


Postado por: Tábata Silva Ramos

2 comentários:

  1. Estou lendo esse livro que é um grande clássico da literatura estrangeira e que tem um grande valor literário e histórico e,percebi que o herói de "Os lusíadas" não é Vasco da Gama, mas sim todo povo português (do qual Vasco da Gama é digno representante).A historia ocorre em mares nunca navegados pelos portugueses que tem uma difícil tarefa: a de ter uma relação de comercio com a índia.

    Guilianne Morón

    ResponderExcluir
  2. Olá, Giulianne. Você está lendo "Os lusíadas" ou a sua adaptação?

    ResponderExcluir