terça-feira, 29 de março de 2011

O Nascimento de Vênus


               A véspera do nascimento de Vênus¹ fora um dia violento. O firmamento, tingindo-se subitamente de um vermelho vítreo, enchera de espanto toda a Criação.
               Saturno² munido de sua foice, enfrentara o próprio pai, o Céu, num embate cruel pelo poder do Universo. Com um golpe certeiro, o jovem deus arrancara fora a genitália do pai, tornando-se o novo soberano do mundo. Um urro colossal varrera os céus, como o estrondo tremendo de um infinito trovão, quando o Céu fora atingido.
               O fecundo órgão do deus deposto, caindo do alto, mergulhara nas águas profundas, próximo à ilha de Chipre. Assim, o Céu, depois de haver fecundado incessantemente a Terra - dando origem à estirpe dos deuses olímpicos -, fecundava agora, ainda que de maneira excêntrica e inesperada, o próprio Mar.
               Durante toda a noite o mar revolveu-se violentamente. A espuma do mar³, unida ao sangue do deus caído, subia ao alto em grandes ondas, como se lançasse ao vento os seus leves e espumosos véus. Mas quando a Noite recolheu finalmente o seu grande manto estrelado, dando lugar à Aurora, que já tingia o firmamento com seus dedos cor-de-rosa, percebeu-se que as águas daquele mar pareciam agora outras, completamente diferentes.
               O borbulhar imenso das ondas anunciava que algo estava prestes a surgir.
               Das margens da ilha de Chipre, algumas ninfas, reunidas, apontavam, temerosas, para um trecho agitado do mar:
               - O mar está prestes a parir algo! - disse uma delas.
               - Será algum monstro pavoroso? - disse outra, temerosa.
               Mas nem bem o sol lançara sobre a pátina azulada do mar os seus primeiros raios, viu-se a espuma, que parecia subir das profundezas, cessar de borbulhar. Um grande silêncio pairou sobre tudo.
               - Sintam este perfume delicioso! - disse uma das ninfas.
               As outras, erguendo-se nas pontas dos pés, aspiravam a brisa fresca e olorosa que vinha do alto-mar. Nunca as flores daquela ilha haviam produzido um aroma tão penetrante e, ao mesmo tempo, tão discreto; tão doce e, ao mesmo tempo tão provocantemente acre; tão natural e, ao mesmo tempo. tão sofisticado.
               De repente, do espelho sereno das águas - nunca, até então, o mar tivera aquela lisura perfeita de um grande lado adormecido - começou a elevar-se o corpo de alguém.
               - Vejam, é a cabeça de uma mulher! - gritou uma das ninfas.
               Sim, era uma bela cabeça - a mais bela feminina cabeça que a natureza pudera criar desde que o mundo abandonara a noite trevosa do Caos. Um rosto perfeito: os traços eram arredondados onde a beleza exigia que se arredondassem, aquilinos onde a audácia pedia que se afilassem e simétricos onde a harmonia exigia que se espalhassem.
               O restante do corpo foi surgindo aos poucos: os ombros lisos e simétricos, os seios perfeitos e idênticos - tão iguais que nem o mais consumado artista saberia dizer qual era o modelo e qual a sua réplica perfeita. Sua cintura, com duas curvas perfeitas e fechadas, parecia talhada para realçar o umbigo perfeito, o qual acomodava delicadamente, como um encantador pingente, uma minúscula e faiscante pérola. E, logo abaixo, um véu triangular - loiro e aveludado véu -, tecido com os mais delicados e dourados fios, agitava-se delicadamente, esbatido pela brisa da manhã. Nenhum humano podia saber ainda o que ele ocultava - seu segredo mais cobiçado, que somente a poucos seria revelado. [...]
               [...] - É Vênus, sim, a mais bela das deusas! - disse o coro unânime das vozes.
_______________
¹Vênus - Afrodite dos gregos
²Saturno - Cronos dos gregos
³ ... a espuma do mar - referente ao esperma dos testículos de Saturno

Fonte: As 100 melhores histórias da Mitologia, de A. S. Franchini / Carmen Seganfredo

Postado por: Filipe Burity Dias

2 comentários:

  1. Os temas de mitologia grega são ótimos continuem postando mais depois. Como a professora Gilsa pediu para que vocês colocassem sites bons e que tenham relação com a literatura, estão aqui algumas dicas:
    http:// www.dominiopublico.gov.br
    http:// www.estantevirtual.com.br

    Usem nas sugestões de leitura e nas postagens quando necessário.

    Thayana Navarro

    ResponderExcluir
  2. Mitologia é sempre um otimo tema, pois abrange classicos como Zeus, Atenas, Hercules...
    Gabriel Maciel

    ResponderExcluir