sexta-feira, 4 de março de 2011

Luís Vaz de Camões

Camões por François Gérard
               Sabe-se que o maior poeta português, Luís Vaz de Camões, nasceu provavelmente em Lisboa, Portugal, por volta de 1524 e pertenceu a uma família da pequena nobreza, de origem galega.
               Este poeta do classicismo português possui obras que o coloca a altura dos grandes poetas do mundo. Seu poema épico Os Lusíadas divide-se em dez cantos repartidos em oitavas. Esta epopéia tem como tema os feitos dos portugueses: suas guerras e navegações. 
               Dono de um estilo de vida boêmio, este escritor lusitano foi freqüentador da Corte, viajou para o Oriente, esteve preso, passou por um naufrágio, foi também processado e terminou em miséria. Seus últimos anos de vida foram na mais completa pobreza. 
               A bagagem literária deixada pelo escritor é de inestimável valor literário. Ele escreveu poesias líricas e épicas, peças teatrais, sonetos que em sua maior parte são verdadeiras obras de arte.
               Criador da linguagem clássica portuguesa,  teve seu reconhecimento e prestígio cada vez mais elevados a partir do século XVI. Faleceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1580. Seus livros vendem milhares de exemplares atualmente, sendo que foram traduzidos para diversos idiomas (espanhol, inglês, francês, italiano, alemão entre outros). Seus versos continuam vivos em diversos filmes, músicas e roteiros.

- Obras de Camões:
  1572 - Os Lusíadas
  1595 - Amor é fogo que arde sem se ver
  1595 - Eu cantarei o amor tão docemente
  1595 - Verdes são os campos
  1595 - Que me quereis, perpétuas saudades?
  1595 - Sobolos rios que vão
  1595 - Transforma-se o amador na cousa amada
  1595 - Sete anos de pastor Jacob servia
  1595 - Alma minha gentil, que te partiste
  1595 - Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
  1595 - Quem diz que Amor é falso ou enganoso
- Teatro:  
  1587 - El-Rei Seleuco.
  1587 - Auto de Filodemo.
  1587 - Anfitriões


Postado por: Filipe Burity Dias

Um comentário: