sexta-feira, 25 de março de 2011

Sugestão de Livro: 1808






            1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil é um livro de história do Brasil escrito por Laurentino Gomes e publicado em 2006, que conta sobre a vinda da família real portuguesa ao Brasil neste ano.
             No livro, Laurentino Gomes contextualiza a vinda da família real às condições políticas, econômicas e sociais da época em Portugal, França, na Inglaterra e no Brasil. Até o final de 2008, o livro já tinha vendido mais de 350 mil exemplares no Brasil e 50 mil em Portugal.
Em 2008, 1808 recebeu o prêmio de melhor Livro de Ensaio da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-reportagem e de livro do ano de não-ficção.
           Têm, ainda, a sua continuação: 1822. Um livro que desvenda os acontecimentos históricos com uma metodologia sem falhas e que se lê com um sorriso nos lábios.

"Foi como um simples tropeiro, às voltas com as dificuldades naturais do corpo e de seu tempo, que D. Pedro proclamou a Independên­cia."
           O livro 1822 pretende mostrar que país era este que a corte de D. João deixava para trás ao retornar a Lisboa, em 1821. Vai falar do Grito do Ipiranga, das enormes dificuldades do Primeiro Reinado, da abdicação de D. Pedro, em 1831, sua volta a Portugal para enfrentar o irmão, D. Miguel, que havia usurpado o trono, e a morte em 1834.


7 comentários:

  1. Uma sugetão:vocês poderiam postar também sobre livros que influenciam na literatura estrageira, porém que foram esquecidos pela sociedade com As Aventuras de Tom Sawyer(Mark Twain),As Aventuras de Huckleberry Finn(Mark Twain),Frankenstein(Mary Shelley),Odisséia(Homero),Ilíada(Homero),Drácula(Bram Stocker),MOBY DICK(Herman Melville),O CORCUNDA de NOTRE DAME(Victor Hugo),Elogio da Loucura(Erasmo),O Mágico de Oz(L.Frank Braum),etc.Na minha opinião esses livros são incrivelmente fascinantes e poderiam ser mais lembrados e mais valorizados nos dias atuais,eu,inclusive já adquiri o livro O Elogio da Loucura para ler,li no ano passado As Aventuras de Tom Sawyer(excelente livro) e desejo muito encontrar MOBY DICK.

    Guilianne Morón

    ResponderExcluir
  2. Esses livros são incríveis...Tem muito haver com a nossa história e também com a de outros países. Concordo com Guilianne, postem depois sobre os grandes clássicos da Literatura estrangeira como por exemplo "Robson Crusoe" e "Os Lusíadas".

    ResponderExcluir
  3. Olá, gente!
    Primeiramente, parabéns pelo blog, ele é realmente muito instigante.
    Senti falta de textos literários (poemas, crônicas, contos etc.), para que a turma possa ler e comentar.
    Gostaria, também, que vocês colocassem links de acesso a sites e blogs que tratam de literatura, onde possam ser encontrados textos, obras etc. Podem colocar o link do blog do 1 ano A e do meu blog também, para que a turma possa conhece. O meu blog é www.curtapoesia.blogspot.com.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá, gente. Como prometi, o endereço do blog da turma A é http://primeiroanonls.blogspot.com/.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Assim como Thayana falou esses livros são realmente incríveis, eu já tive a oportunidade de ler 1808 e ele traz muitas informações sobre a vinda da família real ao Brasil e sobre a sua estadia. É um ótimo livro para quem quer aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos sobre o tema.
    Maria Luíza Alves.

    ResponderExcluir
  6. Além de serem livros que entretem quem os le, ensinam e ajudam a entender certos detalhes da familia real. Muito legal!
    gabriel Maciel

    ResponderExcluir
  7. Com tantos elogios sobre ambos os livros realmente me traz uma enorme vontade de lê-los, pois gosto muito da história dessa época e seria uma oportunidade de saber mais sobre ela. Muito obrigada pela sugestão. Novamente parabéns pelo blog.

    Sílvia Claudino

    ResponderExcluir