sábado, 5 de março de 2011

Literatura Brasileira: Quinhentismo (século XVI)

Padre catequisando os índios brasileiros.
               Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreu no começo da colonização. Representante da Literatura Jesuíta ou de Catequese, destaca-se Padre José de Anchieta com seus poemas, autos, sermões cartas e hinos. O objetivo principal deste padre jesuíta, com sua produção literária, era catequizar os índios brasileiros. Nesta época, destaca-se ainda Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Através de suas cartas e seu diário, elaborou uma literatura de Informação ( de viagem ) sobre o Brasil. O objetivo de Caminha era informar o rei de Portugal sobre as características geográficas, vegetais e sociais da nova terra.




Postado por: Filipe Burity Dias 

2 comentários:

  1. Mais uma vez parabéns pelo blog...As postagens estão cada vez melhores e agradeço pelas postagens sobre os estilos de epoca, estão ajudando muito! Não sabia que as cartas de Caminha e os escritos do Padre José Anchieta foram os pioneiros de nossa literatura. Ótimo texto!

    Thayana Navarro.

    ResponderExcluir
  2. Foram sim, Pero Vaz de Caminha fazia parte da Literatura Informativa, que tinha como objetivo informar ao rei de Portugal como era a terra descoberta (Brasil) e a Literatura Jesuítica era mais voltada para catequisar os índios. Anchieta fez um poema muito bonito para Nossa Senhora, esse mesmo ele escreveu na areia da praia e todas as noites ele ia lá e escrevia.

    ResponderExcluir