sábado, 5 de março de 2011

Literatura Brasileira: Pré-Modernismo (1902 até 1922), Modernismo (1922 a 1930) e Neo-Realismo (1930 a 1945)

Monteiro Lobato
Pré-Modernismo

               Este período é marcado pela transição, pois o modernismo só começou em 1922 com a Semana de Arte Moderna. Está época é marcada pelo regionalismo, positivismo, busca dos valores tradicionais, linguagem coloquial e valorização dos problemas sociais. Os principais autores deste período são: Euclides da Cunha (autor de Os Sertões), Monteiro Lobato, Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e Augusto dos Anjos.

Modernismo

Mario de Andrade
               Este período começa com a Semana de Arte Moderna de 1922. As principais características da literatura modernista são : nacionalismo, temas do cotidiano (urbanos) , linguagem com humor, liberdade no uso de palavras e textos diretos. Principais escritores modernistas : Mario de Andrade, Oswaldo de Andrade, Cassiano Ricardo, Alcântara Machado e Manuel Bandeira. 





Neo-Realismo

José Lins do Rego
               Fase da literatura brasileira na qual os escritores retomam as críticas e as denúncias aos grandes problemas sociais do Brasil. Os assuntos místicos, religiosos e urbanos também são retomados. Destacam-se as seguintes obras : Vidas Secas de Graciliano Ramos, Fogo Morto de José Lins do Rego, O Quinze de Raquel de Queiróz e O País do Carnaval de Jorge Amado. Os principais poetas desta época são: Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles.




Postado por: Filipe Burity Dias

Um comentário:

  1. Foi ótima a referência ao livro Fogo Morto, já que vamos trabalhar com ele nesse ano...Dessa forma, podemos saber em que contexto histórico e social o livro está classificado.


    Thayana Navarro.

    ResponderExcluir