segunda-feira, 14 de março de 2011

Júlio Verne


Considerado o pai da ficção científica moderna, Júlio Verne demonstrou interesse pela Literatura ainda muito jovem. Estudou Direito para agradar ao pai, mas jamais exerceu a profissão. Em 1850, sua peça Les Pailles Rompues foi encenada com sucesso pelo Teatro Histórico de Alexandre Dumas. Trabalhou como secretário do Teatro Lírico entre 1852 e 1854 e, depois, tornou-se corretor de bens públicos. Mas durante todo esse período continuou a escrever comédias, libretos e pequenas histórias. Em 1863, publicou a primeira história da série Viagens Extraordinárias: Cinco Semanas em um Balão. O imenso sucesso o encorajou a produzir outras histórias na mesma linha – romances de aventura, com descrições detalhadas de paisagens que, apesar de fantásticas, eram cuidadosa e cientificamente concebidas. As Viagens continuaram com Viagem ao Centro da Terra , Viagem ao Redor da Lua , Vinte Mil Léguas Submarinas e A Ilha Misteriosa , nos quais previa um grande número de descobertas científicas, incluindo o submarino, o aqualung, a televisão e as viagens espaciais. As obras de Júlio Verne tornaram-se populares em várias partes do mundo. Volta ao Mundo em 80 Dias, por exemplo, causou furor ao ser lançada em episódios no periódico Les Temps, em 1873. Em 1872, o escritor se mudou para a cidade de Amiens e, em 1892, foi condecorado com a Legião de Honra. As obras de Júlio Verne ainda deram origem a vários filmes de sucesso, entre eles Vinte Mil Léguas Submarinos , refilmado em 1954, A Ilha Misteriosa(Meu livro favorito) , Viagem ao Redor da Lua , Viagem ao Centro da Terra e Volta ao Mundo em 80 Dias(Tema do meu proximo post *-*).




Fontes : http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1147.html



Postado por: Matheus Córdula

7 comentários:

  1. Já li alguns dele, é realmente muito bom, pq ele consegue ,apesar de tratar-se de uma outra epoca, ter uma linguagem bem clara e simples. AMO!
    Rebeca Miranda

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito das obras de Júlio Verne porque ele cria histórias excelentes baseando-se na ciência. Realmente incrível!

    Thayana Navarro

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É interessante postar sobre algumas obras de autores que ainda vamos conhecer nesse ano,pois podemos começar a nos envolver e tomar conhecimentos sobre vários aspectos das obras literárias que serão trabalhadas em breve
    Júlio Verne tornou-se famoso por suas obras onde a aventura e as grandes descobertas científicas são o tema de seus enredos, também é considerado um visionário já que muito antes do homem viajar para a lua, ou da invenção do fax ou do submarino nuclear, Verne já colocava ao dispor de seus leitores essas joias da tecnologia.

    Guilianne Morón

    ResponderExcluir
  5. ótimo! tou adorando como vcs tão mostrando os autores q a gnt vai trabalhar esse ano, q vai ajudar bastante a gnt qnd a gnt começar a trabalhar nesses livros.
    muito bom -
    Raquel

    ResponderExcluir
  6. Adooro livros de ficção científica, principalmente os livros deste autor. O que eu mais gostei foi a Viagem ao Centro da Terra, gostei muito de como o autor desenvolveu esse história sobre o mito de chegar ao centro da Terra e conseguir sair de lá, pra mim é dos mais incríveis.

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse gênero, e com certeza Júlio Verne é um dos meus escritores favoritos!! Seus livros são ótimos, com uma pitada de ficçao cientifica com suspense, são totalmente envolventes e incríveis!! Também gosto de Viagem ao Centro da Terra e A volta ao Mundo em 80 dias. (= Amei esse post, incrivel!!!

    ResponderExcluir