sexta-feira, 11 de março de 2011

José Lins do Rego: Romancista

           Como esse ano, o 1º ano vai utilizar um livro do escritor José Lins do Rego, apresento uma pequena biografia do autor para alimentar o nosso conhecimento da literatura brasileira.
           José Lins do Rego Cavalcanti nasceu em 1901, no Estado da Paraíba, e morreu em 1957 na cidade do Rio de Janeiro. Viveu a maior parte de sua vida em Recife, cidade onde se formou em Direito. A partir de 1936, passou a viver na cidade do Rio de Janeiro.
           O dia a dia e os costumes tanto de Pernambuco quanto do Rio de Janeiro eram evidentes em suas obras literárias. Ele deu início ao conhecido Ciclo da Cana-de-Açúcar com a obra: Menino de Engenho. Além deste livro, este notável escritor escreveu outros livros, como: Doidinho, Banguê, O Moleque Ricardo, Fogo Morto e Usina. Este último possui narrativa descritiva do meio de vida nos engenhos e nas plantações de cana-de-açúcar do Nordeste.
          Em sua segunda fase, José Lins do Rego escreveu romances que tinham como tema a vida rural. Deste período, fazem parte as seguintes obras: Pureza, Pedra Bonita, Riacho Doce e Agua Mãe. No ano de 1943 publicou o livro Fogo Morto, considerado a sua obra-prima; posteriormente escreveu Euridice, Cangaceiros, alguns ensaios, crônicas e outras obras.
         Este notável escritor foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras e teve suas obras traduzidas para diferentes idiomas, entre eles, o russo. Antes de morrer, escreveu um livro de memórias chamado: Meus Verdes Anos.


Postado por: Tábata Silva Ramos

5 comentários:

  1. Ótima a referência aos escritores da nossa terra. José Lins do Rego e também o poeta Augusto dos Anjos fazem o nosso estado reconhecido na Literatura Brasileira. Muito boa a biografia de ambos!
    Thayana Navarro

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro José Lins do Rego. Já li vários livros dele e são incríveis. É um poeta que fala mesmo sobre o dia a dia e os costumes de algumas regiões do Brasil.

    Carina Barbosa.

    ResponderExcluir
  3. Um escritor paraibano que representou a região em que nasceu muito bem em suas obras literárias, já que estas se passam no Nordeste.

    Maria Luíza Alves.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz de vocês gostarem e já terem lido livros de Zé Lins. Então seria bom que vocês falassem dos livros e do que mais gostaram neles.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. É muito importante o incentivo à leitura de obras de autores paraibanos.É bom também podermos conhecer um pouco da biografia de José Lins do Rego, ja que estudaremos sua obra no 2 semestre.

    ResponderExcluir