sexta-feira, 11 de março de 2011

A importância da Literatura


             No Brasil, até o início dos anos de 1960, a leitura de textos literários era considerada uma obrigação natural por parte de professores e de alunos, não havendo quem questionasse o sentido do ato de ler. Há que se entender que, em nosso país,, o livro exercia desde o século XIX inúmeras funções, particularmente para os grupos sociais privilegiados:
A) era a mais perfeita forma de lazer;
B) era uma insubstituível fonte de conhecimento humano;
C) era o próprio espelho da nação, no qual a pequena elite letrada
se reconhecia;
D) era o modelo supremo de correção e elegância do idioma pátrio.
              A década de 60 trouxe uma importante universalização e democratização do ensino, permitindo que outras classes - que não apenas as privilegiadas - tivessem acesso ao saber. Estes novos atores sociais, no entanto, provinham de um mundo sem livros e com referências culturais muito pobres. E antes que a tradição de leitura se incorporasse às suas existências, foram atraídos pela poderosa indústria cultural que se implementava na mesma época. Esta indústria, centrada na tevê e no disco, conquistou, de imediato, consideráveis parcelas da população recém-alfabetizada. As necessidades de lazer, entretenimento e informação - que todo indivíduo escolarizado possui - foram preenchidas por estes meios audiovisuais. E a leitura perdeu a guerra pela audiência, convertendo-se numa espécie de atividade refinada de alguns poucos nostálgicos.


Postado por: Débora Silva Ramos

6 comentários:

  1. A literatura com certeza é um importante meio de comunicação porque traz a interação, o estimulo à criatividade entre outras coisas. Todas as pessoas deveriam ter acesso.
    Rebeca Miranda

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a Literatura é essencial ao homem. Infelizmente, no Brasil são poucas as bibliotecas de qualidade e a grande maioria das pessoas pensa que ler é chato. Por isso é muito importante divulgar as obras literárias e torná-las acessíveis.

    Thayana Navarro.

    ResponderExcluir
  3. Concordo. A Literatura também pode ser definida como a arte de criar e recriar textos. E na Brasileira, possui um papel de destaque em relação a cultura do país, onde principais jornais brasileiros dedicam grande parte à análise e crítica literária!

    Carina Barbosa.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que literatura de modo geral amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo.

    ResponderExcluir
  5. Excelente postagem!
    Vale a pena todos da turma expressarem sua opinião!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de acrescentar: será que realmente as novas mídias fizeram com que a leitura se tornasse uma "atividade refinada de alguns poucos nostálgicos"? de que tipo de leitura se está falando? Será que o cinema não fez com que as obras literárias, por exemplo, chegassem ao grande público? A leitura é só de palavras?
    Vamos discutir.
    Um abraço!

    ResponderExcluir