segunda-feira, 25 de abril de 2011

Poesia concreta!

      As poesias concretas são aquelas que não seguem a ordem "correta" adotada pela maioria dos artistas como Carlos Drumond de Andrade , Vinicius de Moraes, e Luís Vaz de Camões. As poesias concretas apresentam uma nova estrutura, e muitas vezes uma ídeia subetendita, não expressa claramente. Vejam a seguir exemplos e comparações de poesias:
                      
Memórias  

Amar o perdido

deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido

contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis

tornam-se insensíveis
à palma da mão.   
Mas as coisas findas,

muito mais que lindas,
essas ficarão.                    


        

















Poesia concreta : Artigo 6
         
        As diferenças estão na estrutura, pois os poemas concretos extinguem o verso, exploram a sonoridade das palavras, sua decomposição e a possibilidade de diferentes interpretações; já na poesia memórias, observamos o uso do versos, da rima e estrutura convencional.
        Aqui estão mais exemplos de poesias concretas:


       Como debatemos a poesia do homem e mulher na aula, resolvi posta-la para que tenham maior contato, e tirem suas proprias interpretações:

Postado por : Rebeca Miranda 


8 comentários:

  1. Muito bom o post. O bom desse tipo de poesia é que não deixa o leitor intediado e o leva a uma linha de raciocínio até maior. Ótimo post.

    Filipe Dias

    ResponderExcluir
  2. Esses tipos de poesia são muitos interessantes, pois a variedade de sentidos é capaz de prender o leitor ,o fazendo refletir ou ate msm provocando o riso.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as postagens sobre a poesia concreta, gente! Parabéns.
    Na próxima aula vamos discutir algumas dessas poesias? Quero saber tudo sobre as aulas que vocês tiveram na minha ausência, kkkk.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. As poesias concretas têm como característica o uso das disponibilidades gráficas que as palavras possuem sem preocupações com a estética tradicional de começo, meio e fim,ou seja,a eliminação do verso;o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos dosvocábulos,etc;mostrando ao leitor que essas poesias contemporâneas ou cinéticas expandem os modos de interpretação.Adorei os exemplos de poesias concretas apresentadas neste post pois,são muito inteligentes e divertidas e não cansativas!

    Guilianne Morón

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, foi bom vocês terem postado isso, para sabermos a diferença. Gosto muita desse assunto que estamos estudando. Esse tipo de poesia é ótima pois é uma estrutura que nos faz até rir e parar para desvendar o mistério dela. Adorei a "she" mostrado em sala, nunca ia descobrir se vocês não tivesse explicado! Parabéns, o blog está lindo! :D
    Tábata Silva Ramos

    ResponderExcluir
  6. 1) Drummond (Modernista), Camões (Classicista).
    http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/video-diferentes-poemas-camoes-drummond-646066.shtml
    2) Todos os poemas tem algo subentendido, senão não seriam 'poemas', nele é preciso ler o que não está escrito.
    3) Obrigado por citar Arnaldo Antunes (Cromossomos), Marcelo Moura (Giro) e Pedro Xisto (Epithalamium II).
    Nós, poetas, ficamos extremamente agradecidos quando isto acontece. ''A internet é boa é ruim''

    Giovano

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber as referências dos textos utilizados. Estou preparando a minha monografia e estou pensando seriamente em colocar o poema "Giro", de Murilo Moura no desenvolvimento só que não sei a data do texto, nem em qual livro ele se encontra, pois não há nada na internet sobre. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  8. muito bom, porém quem são os poetas? preciso do nome do poeta (artigo 6)

    ResponderExcluir