O gênero lírico, na maioria das vezes, é expresso pela poesia. Entretanto é de grande importância realçar que nem toda poesia pertence ao gênero lírico. Esse gênero preocupa-se principalmente com o mundo interior de quem escreve o poema, o eu-lírico, que pode ser também chamado de sujeito lírico, voz lírica ou voz poética. Os acontecimentos exteriores funcionam como estímulo para o poeta escrever. O que é fundamental em um poema é o trabalho com as palavras, que dá margem à compreensão da emoção, dos pensamentos, sentimentos do eu-lírico e, muitas vezes, levam à reflexão, portanto, sendo geralmente escrito na primeira pessoa do singular.
Um bom exemplo de um texto do gênero lírico, é o soneto de Machado de Assis: "A Carolina". Foi visto na prova, e o achei muito interessante, por isso vou repeti-lo aqui:
Machado de Assis - A Carolina
Querida, ao pé do leito derradeiro
Em que descansas dessa longa vida,
Aqui venho e virei, pobre querida,
Trazer-te o coração do companheiro.
Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro
Que, a despeito de toda a humana lida,
Fez a nossa existência apetecida
E num recanto pôs um mundo inteiro.
Trago-te flores, - restos arrancados
Da terra que nos viu passar unidos
E ora mortos nos deixa e separados.
Que eu, se tenho nos olhos malferidos
Pensamentos de vida formulados,
São pensamentos idos e vividos.
Machado, neste soneto, mostra o seu sentimento com a Carolina, sua esposa falecida. Então, ele expressa a sua tristeza e amargura nos tempos sem ela. Essa obra, em 2006, completou 100 anos e foi publicado no livro "Relíquias de Casa Velha". Na foto, Carolina e Machado.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAnero_liter%C3%A1rio#G.C3.AAnero_l.C3.ADrico
Sites para compra do livro "Relíquias de Casa Velha": http://saraiva.com/produto/365868/reliquias-de-casa-velha-colautores-celebre/?ID=BB400F7D7DB04070E32160991
Postado por: Tábata Silva Ramos
Muito obrigada pelo post, pois nos ajudar a entender melhor a literatura. Além disso, o poema é realmente lindo, por tratar da saudade que sente de sua esposa e sua humildade.
ResponderExcluirSílvia Claudino