quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Perfume - Patrick Suskind

Perfume narra a história de Jean-Baptiste Grenouille desde seu incomum nascimento a sua trágica morte. Desde pequeno sofria com os preconceitos da sociedade francesa, pois era filho de uma mulher solteira e ainda possuía uma anomalia, seu aguçado olfato. Em meio a tragédias e rejeições, cresceu um Jean recluso e sem qualquer demonstração de sentimentos, menos quando domado por seu afiado olfato.
Quando levado a Paris para o seu mais novo trabalho, Jean-Baptiste se viu deliciado entre os mais variados aromas e muitas vezes saia a sua procura, enfeitiçado. No dia do aniversário de coroação do Rei, em meio ao forte cheiro da pólvora dos fogos, ele foi atraído por um dos mais distintos e belos perfumes. O perseguiu por vielas e tardou a descobrir que se tratava de uma bela garota ruiva. Aquele foi o primeiro assassinato cometido por Jean, totalmente alheio e enfeitiçado.
A alegria de ter descoberto um perfume tão poderoso e belo, se transformou na ambição de mostrar ao mundo sua divina anomalia e tornar-se o maior perfumista de todos os tempos.
Mais tarde, Grenouille conhece Baldini, um perfumista falido, que surpreendido pelo seu olfato aguçado o ensina tudo o que sabe sobre perfumes, em troca da criação de distintas fórmulas dos mesmos. Com a morte do mais novo “amigo”, Jean se exclui nas montanhas, onde alimentou a sua repulsa e ódio por qualquer contato humano.
Mas acabou por descobrir o seu fardo: Jean, aquele que possuía o maior acervo de aromas e o melhor olfato de todos os tempo, não possuía cheiro algum.
A recente descoberta o enlouquece, e ele decide criar o perfume que lhe tornaria o homem mais poderoso do mundo, mais poderoso que Deus, porém usando de sua frieza para assassinar e extrair a essência de 25 belas mulheres.

“Sim, amá-lo é o que deveriam quando estivessem sob o fascínio do seu cheiro, não apenas aceitá-lo como igual, mas amá-lo até a loucura, até o sacrifício pessoal; deveriam tremer de encanto, uivar e gritar, chorar de prazer, sem saber por quê, cair de joelhos — isto é que deveriam fazer como sob o incenso frio de Deus, só por chegarem a cheirá-lo! Queria ser o Deus onipotente do aroma, como o fora em suas fantasias, mas agora no mundo real e sobre pessoas reais. E ele sabia que isso estava em seu poder. Pois as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração. Com esta, ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas.”

Perfume é um romance pertencente ao movimento Contemporâneo, e a sua temática se difere de qualquer livro que li anteriormente. Considerei o livro um verdadeiro paradoxo, porque retrata a realidade inebriante dos perfumes e se passa em uma das épocas de maior fedentina da França.
Patrick Süskind, ao escrever esse seu primeiro romance, também nos abre as portas para a realidade dos psicopatas. Há horas que, lendo o livro, esquecemos totalmente quem é o verdadeiro assassino e passamos a ter compaixão por Jean, um rapaz altamente complexado desde que nasceu com a rejeição da sua mãe, das amas-de-leite, das crianças do orfanato, até a sua morte, onde sua pessoa ainda era insignificante a todos ao seu redor.
Ao ler a obra, o que mais achei interessante foi poder conciliar com o assunto atual de História, A Consolidação das Monarquias Européias, além de Química e Filosofia. E o único ponto que me desagrada, é a minúcia de detalhes do autor, que às vezes chega a ser bastante cansativa. Mas valido a pena. Quem possuir interesse em ler a obra, eu consegui achá-la apenas disponível para download.  

Download do Livro

Postado por: Laís Costa Guerra

2 comentários:

  1. UaU!!!!!! Ela melhora a cada postagem!!!!
    Outro blog fantásticoo!
    Muito, muito bom!
    Eu amei a crítica (bem que ela disse que ficou legal).
    Ficou + que legal! Ficou mto bom!
    E eu também vou ler esse livrooo! Vai pra minha listinha! :P
    Parabéns, Laís! :DD

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito bom! Não se trata bem de uma lição, mas sim uma forma peculiar de lidar com a vida...

    Carina Barbosa

    ResponderExcluir