sexta-feira, 1 de abril de 2011

Hamlet

                Um texto de gênero dramático muito famoso é "Hamlet" de William Shakespeare. 
          Hamlet é uma tragédia escrita entre 1599 e 1601. A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.
          É a peça mais longa de Shakespeare, e provavelmente a que mais trabalho lhe deu, mas encontrou nos tempos um espaço que a consagrou como uma da mais poderosas e influentes tragédias em língua inglesa: durante o tempo de vida de Shakespeare, a peça estava entre uma das mais populares da Inglaterra e ainda figura entre os textos mais realizados do mundo, no topo, inclusive, da lista da Royal Shakespeare Company desde 1879. Escrita para o Lord Chamberlain's Men, calcula-se que sobre Hamlet já se escreveram cerca de 80.000 volumes, muitos deles certamente são obras de grandes nomes que foram influenciados pela tragédia shakesperiana, como Machado e Goethe e Dickens e Joyce, além de ser considerada por muitos críticos e artistas de todo o planeta como uma obra rica, aberta, universal e muitas vezes perfeita.



Postado por: Débora Silva Ramos

2 comentários:

  1. As peças de Shakespeare são realmente clássicas...É incrível que um texto escrito entre 1599 e 1601 tenha uma frase tão conhecida hoje em dia: "Ser ou não ser, eis a questão". Bem, na minha opinião isso se justifica pelo fato da literatura não tornar-se obsoleta e as obras realmente boas ultrapassarem séculos e romperem a barreira do tempo.

    Thayana Navarro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Thayana!!! Shakespeare foi um gênio literário, e quanto mais tempo se passar, mais suas histórias serao valorizadas!! Também gosto muito de Macbeth (=

      Excluir