sexta-feira, 29 de abril de 2011

Augusto de Campos e Haroldo de Campos

      



                                                        Augusto Luís Browne de Campos nasceu em São Paulo, em 1931. Poeta, tradutor, ensaísta, crítico de literatura e música. Em 1951 publicou o seu primeiro livro de poemas, “O rei menos o reino”.
Em 1952, com seu irmão Haroldo de Campos e Décio Pignatari, lançou a revista literária "Noigandres", origem do Grupo Noigandres que iniciou o movimento internacional da Poesia Concreta no Brasil. No ano seguinte, foi no segundo número da revista que ele publica uma série de poemas em cores, chamada poetamentos, considerados os primeiros exemplos consistentes de poesia Concreta no Brasil. O verso e a sintaxe convencional eram abandonados e as palavras rearranjadas em estruturas gráfico-espaciais. Sua obra veio a ser incluída, posteriormente, em muitas mostras.
A maioria dos seus poemas acha-se reunida em Viva Vaia, Despoesia e Não, 2003. Outras obras importantes são Poemóbiles e Caixa Preta, coleções de poemas-objetos em colaboração com o artista plástico e designer Julio Plaza. Sei livro e Não receberam o prêmio de Livro do Ano, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional.
        Já Haroldo de Campos publicou mais de 30 volumes, entre sua própria produção poética, ensaios e traduções dos mais importantes autores da literatura mundial. Logo depois de fundar o movimento internacional da Poesia Concreta no Brasil, Haroldo organizou a primeira Exposição Nacional de Arte Concreta, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Entre seus livros mais importantes estão "Servidão de Passagem", "Galáxias", "Xadrez de Estrelas", no campo da poesia, e "Ideograma", "Morfologia de Macunaíma", "A arte no Horizonte do Provável" e "Revisão de Sousândrade", entre livros de ensaio e crítica literária.
Ele foi professor em 1978 na Universidade americana de Yale e em 1990, obteve o título de professor emérito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Haroldo faleceu de falência múltipla dos órgãos.


Fonte: http://www2.uol.com.br/augustodecampos/biografia.htm
            http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u225.jhtm
Postado por: Sílvia Claudino Martins Gomes

2 comentários:

  1. Olá, gente!
    Gostaria que vocês divulgassemo site da Revista Eletrônica Zunái: poesia e debate, onde foi publicada recentemente a Antologia da Poesia Paraibana Contemporânea, organizada pelo professor de Literatura da UFPB, também poeta.
    O endereço do site é: http://www.revistazunai.com/.
    Favor colocar na sessão
    Um abraço,
    Gilsa

    ResponderExcluir
  2. Certo, já está disponível na sessão.

    Thayana Maria Navarro

    ResponderExcluir