sábado, 22 de outubro de 2011

Quinhentismo

A literatura brasileira no século XVI foi marcada pela influência da metrópole portuguesa ,que organizou as terras da colônia em Capitanias Hereditárias, enviou negros da África para povoá-la e jesuítas da Europa para catequizar os índios. Então não havia uma literatura propriamente brasileira,já que ela não tinha identidade e foi influenciada pelos portugueses. Logo, não havia produções literárias ligada aos brasileiros, mas sim, textos que falam do Brasil para os europeus.
Na época do quinhetismo,a Europa vivia o Renascimento, a Reforma Protestante e desenvolvimento do comércio. Esses eventos  fizeram o cidadão brasileiro encontrar uma dicotomia: a literatura informativa, que se voltava para assuntos de natureza material (ouro, prata, ferro, madeira) feita através de cartas dos viajantes ou dos cronistas e a literatura dos jesuítas, que tentavam inserir a catequese.
Exemplos da literatura desse período são os escritos de Pero Vaz de Caminha,que davam ênfase as conquistas e aventuras marítimas (literatura informativa) ao mesmo tempo a expansão do cristianismo (literatura jesuíta). José de Anchieta é o principal autor jesuíta da época do Quinhentismo, viveu entre os índios e escreveu a primeira gramática do tupi-guarani e poesias de devoção.


Postado por: Sílvia Claudino Martins Gomes
                      Thayana Maria Navarro Ribeiro de Lima

2 comentários:

  1. Ótima postagem. Podemos relacionar o contexto histórico do Quinhentismo com o que ouvimos na visita à Casa dos Jesuítas.

    Aluna: Laís Costa Guerra

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Laís. Seria interessantes fazer uma postagem comparando o contexto histórico do Quinhentismo com a visista à Casa dos Jesuítas.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir