sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Júlio Verne

Júlio Verne descobriu seu verdadeiro gênero literário ao escrever algumas narrativas de viagens.Escreveu obras de aventura e ficção científica que influenciaram gerações como "Cinco Semanas em um Balão" (1863), "Viagem ao Centro da Terra" (1864), "Da Terra à Lua" (1865), "Vinte Mil Léguas Submarinas" (1869) e "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (1872).Seu primeiro grande sucesso,"Cinco Semanas em um Balão", foi recusado por quinze editoras que não viam no livro mais que uma tentativa frustrada de predizer o futuro.

Foi um dos primeiros escritores a praticar uma literatura na linha da moderna ficção científica.Verne previu, entre outros inúmeros inventos, a televisão; o helicóptero; o cinema falado; a iluminação a néon; o ar condicionado; os arranha-céus; os mísseis teleguiados; os tanques de guerra; os veículos anfíbios; o avião; a caça submarina; o aproveitamento da luz e da água do mar para gerar energia; o uso de gases como armas químicas;por haver em suas obras a presença destes foi considerado um visionário aquele que viria a ser o pioneiro da ficção científica.


Desenho publicado na primeira edição de Vinte Mil Léguas Submarinas

Em Vinte Mil Léguas Submarinas, aparece o Náutilus, submarino com dispositivo semelhante ao mecanismo termonuclear utilizado atualmente, e passamos a conhecer também um dos seus personagens mais famosos, o Capitão Nemo, que sonha em construir uma base submarina para sua nação utópica e organizada utilizando a energia nuclear para suprir as necessidades de abastecimento desta base. 

Foi influenciado por Jonathan Swift, com seu livro "Viagens de Gulliver", por Daniel Defoe e seu "Robinson Crusoé", e ainda por Edgar Allan Poe e sua obra macabra. Júlio Verne sabia captar o que agradava aos leitores de todas as idades, conseguindo mantê-los atentos e curiosos. Sua atualidade ainda se mantém, assim como sua popularidade. Seus livros figuram entre as obras mais conhecidas e apreciadas do mundo. Verne nunca viajou muito, fez apenas algumas curtas viagens no seu iate Saint-Michel, uma viagem de navio aos Estados Unidos e rápidas visitas à Inglaterra, à Escócia e a outras localidades; contudo percorreu o mundo em seus livros, da África ao do Pólo Norte, do centro da terra ao espaço sideral.

Postado por : Guilianne Araújo Morón Via

Um comentário:

  1. Muito bem, gente! As postagens estão ótimas. Assim que começarmos a ler o romance, seria interessante que todos comentassem aspectos do livro, apresentando fragmentos.
    Um abraço!

    ResponderExcluir