sábado, 15 de outubro de 2011

Introdução aos estudos clássicos: O gênero épico

               O gênero épico é representado pelas epopeias, histórias transmitidas inicialmente de forma oral pelos chamados rapsodos ou aedos. Elas falavam de heróis que venciam obstáculos e que tinham características superiores a dos simples mortais. Essas histórias surgiram com a necessidade de existência de um herói  e com a intenção de exaltar o sentimento nacionalista nas pessoas.
                 Geralmente as epopeias  partem de acontecimentos históricos e são influenciadas pelos deuses, muito presentes na cultura das sociedades clássicas. Esses seres de outro mundo, atrapalham ou auxiliam a personagem principal, trazendo  um lado mais ficcional para essas histórias orais.
               Esse tipo de gênero narrativo pode ser comparado ao romance, já que são ambos são longos e contém vários personagens. As epopeias mais conhecidas na civilização ocidental são Ilíada, Odisséia e Eneida. Existentes oralmente até meados do século XIX, as narrativas épicas foram a influência das diversas histórias literárias da atualidade.

Postado por: Thayana Maria Navarro Ribeiro de Lima

3 comentários:

  1. Excelente resumo! Seria bom que postássemos sobre as poesias épicas produzidas no Brasil, que tal?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o resumo thayana, ótimo para estudar!
    Também gostei muito do assunto que estamos estudando, pois traz um pouco da história daquele povo através das suas obras literárias.

    Sílvia Claudino

    ResponderExcluir
  3. como se representa o genero lírico ?

    ResponderExcluir