segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Dicas de livro


                                      Ana Terra é um livro marcante que traduz a dura vida de famílias de poucas posses tentando construir uma base sólida na região, através do cultivo da terra e da criação de gado. As passagens estão permeadas principalmente em relação à violência e aos privilégios que originaram uma sociedade onde terra é sinônimo de desigualdade. A moça Ana Terra, protagonista do livro, se torna princípio e fim de todos os episódios principais da longa trama. O romance gira ao redor dela.  É a matriarca da família Terra Cambará. Filha de imigrantes portugueses que chegam ao Rio Grande do Sul no século 18. Ana e sua família passam por todas as dificuldades de morar em uma região esquecida pelas autoridades e permeada de disputas por terras e fronteiras. Ao longo do livro, se apaixonada, chora, luta, mas também não deixa a alegria (em alguns momentos) de fora. É uma leitura envolvente e comovente, é fabuloso!

Por: Carina Barbosa

7 comentários:

  1. Gosto muito desse livro, um dos melhores que eu já li de literatura. Também tem a continuação "Um certo capitão Rodrigo" que é bom mas não tanto quanto "Ana Terra". Representa uma mulher que é guerreira e idealizada de forma diferente da do Romantismo.

    Débora Silva Ramos

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse livro quando li! Uma aventura emocionante, triste e linda ao mesmo tempo! O sofrimento da Ana Terra e o romance dela com Pedro Missionario e sensacional


    Tabata Silva Ramos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas ótimas dicas de livro que estão sendo postadas no blog. Principalmente porque algumas são obras brasileiras e é sempre bom incentivar a leitura de textos da nossa literatura.Essa postagem é um exemplo disso.

    Thayana Maria Navarro Ribeiro de Lima

    ResponderExcluir
  4. Meu deus, essa postagem é apenas um grande lembrete de que tenho que ler Ana Terra! Tantas pessoas já me recomendaram e eu sempre me esqueço... Acho que chegou a hora! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, com tantos elogios nos comentários e a explicação do enredo do livro no post realmente me fez achar que devo ler. Muito obrigada pela dica.

    Sílvia Claudino

    ResponderExcluir
  6. Deve ser realmente um livro extremamente bom que retrata bem a realidade em certas regiões do país e as adversidades encontradas nelas pelas limitações impostas por estas,pela falta de oportunidade por ser esquecida pelas autoridade,etc.O modo como o livro foi descrito na sinopse me fez refletir sobre a obra já imaginando as características dos personagens,principalmente de Ana Terra(protagonista)e o enredo em si.Deve ser uma estória muito envolvente com um toque de realismo.


    Guilianne Morón

    ResponderExcluir
  7. Concerteza é uma ótima sugestão de leitura!
    Vou ler se possível.

    ResponderExcluir