Ana Terra é um livro marcante que traduz a dura vida de famílias de poucas posses tentando construir uma base sólida na região, através do cultivo da terra e da criação de gado. As passagens estão permeadas principalmente em relação à violência e aos privilégios que originaram uma sociedade onde terra é sinônimo de desigualdade. A moça Ana Terra, protagonista do livro, se torna princípio e fim de todos os episódios principais da longa trama. O romance gira ao redor dela. É a matriarca da família Terra Cambará. Filha de imigrantes portugueses que chegam ao Rio Grande do Sul no século 18. Ana e sua família passam por todas as dificuldades de morar em uma região esquecida pelas autoridades e permeada de disputas por terras e fronteiras. Ao longo do livro, se apaixonada, chora, luta, mas também não deixa a alegria (em alguns momentos) de fora. É uma leitura envolvente e comovente, é fabuloso!
Por: Carina Barbosa
Gosto muito desse livro, um dos melhores que eu já li de literatura. Também tem a continuação "Um certo capitão Rodrigo" que é bom mas não tanto quanto "Ana Terra". Representa uma mulher que é guerreira e idealizada de forma diferente da do Romantismo.
ResponderExcluirDébora Silva Ramos
Adorei esse livro quando li! Uma aventura emocionante, triste e linda ao mesmo tempo! O sofrimento da Ana Terra e o romance dela com Pedro Missionario e sensacional
ResponderExcluirTabata Silva Ramos
Parabéns pelas ótimas dicas de livro que estão sendo postadas no blog. Principalmente porque algumas são obras brasileiras e é sempre bom incentivar a leitura de textos da nossa literatura.Essa postagem é um exemplo disso.
ResponderExcluirThayana Maria Navarro Ribeiro de Lima
Meu deus, essa postagem é apenas um grande lembrete de que tenho que ler Ana Terra! Tantas pessoas já me recomendaram e eu sempre me esqueço... Acho que chegou a hora! Obrigada!
ResponderExcluirNossa, com tantos elogios nos comentários e a explicação do enredo do livro no post realmente me fez achar que devo ler. Muito obrigada pela dica.
ResponderExcluirSílvia Claudino
Deve ser realmente um livro extremamente bom que retrata bem a realidade em certas regiões do país e as adversidades encontradas nelas pelas limitações impostas por estas,pela falta de oportunidade por ser esquecida pelas autoridade,etc.O modo como o livro foi descrito na sinopse me fez refletir sobre a obra já imaginando as características dos personagens,principalmente de Ana Terra(protagonista)e o enredo em si.Deve ser uma estória muito envolvente com um toque de realismo.
ResponderExcluirGuilianne Morón
Concerteza é uma ótima sugestão de leitura!
ResponderExcluirVou ler se possível.