quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O cortiço, Aluísio Azevedo

Sinopse:
Os tipos humanos e o dia-a-dia de um cortiço no final do século XIX. Obra máxima de Aluísio Azevedo, este romance representa a maturidade de um escritor preocupado em registrar e analisar à luz da ciência os males da sociedade brasileira. Texto integral enriquecido com notas explicativas.

Tempo
Em O Cortiço, o tempo é trabalhado de maneira linear, com princípio, meio e desfecho da narrativa. A história se desenrola no Brasil do século XIX, sem precisão de datas. Há, no entanto, que ressaltar a relação do tempo com o desenvolvimento do cortiço e com o enriquecimento de João Romão.
Espaço
São dois os espaços explorados na obra. O primeiro é o cortiço, amontoado de casebres mal-arranjados, onde os pobres vivem. Esse espaço representa a mistura de raças e a promiscuidade das classes baixas. Funciona como um organismo vivo. Junto ao cortiço estão a pedreira e a taverna do português João Romão.

fonte: http://www.sinopsedolivro.com/2008/07/o-cortio.html

Bianca Silva

4 comentários:

  1. Muito bom Bianca,uma postagem objetiva. Legal você comentar o espaço e o tempo de uma obra já postada no blog. É bom que convida quem não leu a conhecer essa narrativa. Além disso, fez menção aos aspectos de análise das narrativas (tempo e espaço) tão fortes em "O cortiço".

    Thayana Maria Navarro Ribeiro de Lima

    ResponderExcluir
  2. Nunca li "O Cortiço" mas tenho a curiosidade de ler, parece ser um livro muito interessante mostrando o modo como os pobres vivem no cortiço e detalhando esse lugar.

    Tábata Silva Ramos

    ResponderExcluir
  3. BIANCA POSTAAANDOOO!!!!!!
    Muito bom post. Apesar de nunca ter lido a livro, sei toda a história, pois foi um dos livros que estudamos em Zarinha. Parece ser um bom livro.

    Filipe Burity Dias

    ResponderExcluir
  4. Comecei a ler esse livro, e pelo que vi é muito interessante. Como Thayana falou acima émuito legal vocês postarem sobre o tempo e o espaço de obras ja postadas como dica. Muito bom
    Natália Oliveira

    ResponderExcluir