O Auto da Compadecida é um livro e filme (também encenado) brasileiro de 2000, uma comédia dirigida por Guel Arraes, com roteiro dele e de Adriana Falcão, no qual é baseado em obra homônima de Ariano Suassuna. É um drama do Nordeste do Brasil. Insere elementos da tradição da literatura de cordel, de genero comédia e apresenta traços do barroco católico brasileiro em uma mistura cultura popular e de tradição religiosa. Apresenta na escrita traços de linguagem oral por demonstrar na fala do personagem sua classe social, apresenta também regionalismos pelo fato da história se passar no nordeste e o autor ter nascido lá. A história descreve as aventuras de Chicó e de seu amigo João Grilo.
por: Carina Barbosa
Livro ótimo e o filme também, ainda mais com a participação de grandes atores do cinema brasileiro. Adoro o regionalismo citado no post, mostrando a vida no sertão. Bem bonito.
ResponderExcluirMuito obrigada pela sugestão. Procurarei ler o livro, pois é escrito por um grande figura da literatura brasileira. Além disso, acho que o livro me fará aprender mais sobre a nossa região.
ResponderExcluirPor: Sílvia Claudino
Se o filme é tão bom, o livro deve ser melhor ainda. E tem tudo a ver com o nosso assunto: Regionalismo e vida rural. Vou procurar ler.
ResponderExcluirRebeca Miranda
Legal postar sobre O auto da compadecida, já que é uma obra regionalista e que vai ser trabalhada com o professor Carlos na produção da peça. Não li o livro, mas assisti ao filme que, como já foi comentado é bom.
ResponderExcluirThayana Maria Navarro Ribeiro de Lima
O livro é muito bom! Apesar de ser fino e rápido, é divertido e a leitura é super gostosa! O filme, não me canso de ver! As falas são muito fieis ao livro. Podemos identificar girias e costumes do Nordeste, principalmente da Paraíba!
ResponderExcluirTábata Silva Ramos
Nunca li o livro, porém o filme é muito divertido, e foi uma ótima dica, levando em consideração que vamos fazer uma encenação do mesmo no próximo bimestre! Procurarei lê-lo.
ResponderExcluirMariana Cunha
Nunca li o livro, mas o filme é para mim simplesmente um dos melhores filmes nacionais já produzidos. Procurarei ler o livro, pois me parece ser muito bom também.
ResponderExcluirMaria Luíza Alves de Medeiros
Esse livro é muito bom! Apesar de ser uma peça de teatro, o livro é ótimo de se ler. Tem comédia, aventura, tem tudo de bom! O filme... nem se fala.
ResponderExcluirMuito bom post.
Filipe Burity Dias
Para falar a verdade nunca li o livro, mas em compensação assisti o filme dezenas de vezes, muito bom!. Gostei muito da indicação, já que vamos trabalhar em uma encenação do mesmo nesse próximo bimestre.
ResponderExcluirGustavo Pontes
Nunca li o livro, mas já assisti o filme várias vezes. Pra mim é um dos melhores filmes brasileiros.
ResponderExcluirNatália Oliveira