terça-feira, 16 de agosto de 2011

Narrativa - Espaço e Tempo


A narrativa literária costuma se apresentar em forma de prosa, mas pode ser também em versos (epopeia, romanceiros). Se tivermos de definir o texto narrativo de forma sucinta, citando Carlos Reis diremos que o texto narrativo é um processo de exteriorização, uma atitude objetiva e baseada na sucessividade.
No século XX, a partir do estruturalismo, surge uma espécie de teoria semiótica da narrativa (ou narratologia) que propõe-se estudar a narratividade em geral (romances, contos, filmes, espetáculos, mitos, anedotas, canções, músicas, vídeos). Encabeçados por Roland Barthes, estes estudos pretendem encontrar uma "gramática" da narrativa, mais ou menos como Saussure encontrara para a fala. É a partir daí que surgem as fichas de leitura e os estudos sobre o narrador, os actantes, as estratégias narrativas de determinada escola, entre outros.

Tempo
§  Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos narrados.
§  Tempo histórico - refere-se à época ou momento histórico em que a ação se desenrola.
§  Tempo psicológico - é um tempo subjetivo, vivido ou sentido pela personagem, que flui em consonância com o seu estado de espírito.
§  Tempo do discurso - resulta do tratamento ou elaboração do tempo da história pelo narrador. Este pode escolher narrar os acontecimentos:
§  por ordem linear
§  com alteração da ordem temporal (anacronia), recorrendo à analepse (recuo a acontecimentos passados) ou à prolepse (antecipação de acontecimentos futuros);
§  ao ritmo dos acontecimentos (isocronia), como, por exemplo, na cena dialogada;
§  a um ritmo diferente (anisocronia), recorrendo ao resumo ou sumário (condensação dos acontecimentos), à elipse (omissão de acontecimentos) e à pausa (interrupção da história para dar lugar a descrições ou divagações).

Espaço

§  Espaço ou Ambiente físico: é o espaço real, que serve de cenário à ação, onde as personagens se movem.
§  Espaço ou Ambiente social: é constituído pelo ambiente social, representando, por excelência, pelas personagens figurantes.
§  Espaço ou Ambiente psicológico: espaço interior da personagem, abarcando as suas vivências, os seus pensamentos e sentimentos.
O espaço ou ambiente pode ser desde uma praia a um lago congelado. De acordo com espaço ou ambiente é que os fatos da narração se desenrolam.

Por: Filipe Vaz







2 comentários:

  1. Um bom resumo da aula de hoje, bom para estudar e tira as dúvidas.

    Gabriel Maciel

    ResponderExcluir
  2. Olá, Felipe.
    Parabéns pela postagem. Produre apenas limpar a postagem, está cheia de caracteres, kkk.
    Um abraço,
    Gilsa.

    ResponderExcluir