domingo, 5 de junho de 2011

Google Art Project

Sei que hoje não é o meu dia de postar, mas durante essa semana um projeto de Google me chamou muita atenção.  Google Art Project é o nome desse maravilhoso projeto que possibilita os amantes de artes visitem as obras de vários pintores e escultores famosos nos seus respectivos museus.
A ideia do serviço é permitir que o usuário visite virtualmente vários museus e conheça mais de 1000 quadros de 400 diferentes artistas. O melhor é que além de ser gratuito, o site permite que “andemos” pelos corredores dos museus num sistema parecido com o do Street View, permitindo darmos um clique para expandir a obra e é aqui que entra um dos mais legais detalhes do site. Uma pintura de cada museu foi escolhida para ser mostrada com impressionantes 7 bilhões de pixels, o que possibilita vermos detalhes das pinceladas do quarto de Van Gogh que nem mesmo ao vivo seria possível.
Idealizado por Amit Sood, o projeto visa democratizar a arte, permitindo que todos possam ter acesso a tais pinturas e deve aumentar muito o seu acervo nos próximos meses, já que segundo ele, apenas 20% está no ar e ainda é possível ver informações dos quadros, como medidas, técnica utilizada e uma breve biografia do artista.
Sem dúvida é uma forma interessante de observar os quadros, especialmente a vista dentro dos museus, já que não é qualquer um que pode visitá-los a todo instante.

Vale a pena visitar!

Por: Maria Luíza Alves de Medeiros.

Um comentário: